Saiba como participar um acidente automóvel

29/09/2020

Depois do acidente, há papéis para preencher e contactos para acionar junto da seguradora.

Se houver vítimas, além de ativar o socorro, chame as autoridades policiais, para estas elaborarem o auto de ocorrência.

Em todos os casos, sempre que possível, recolha a identificação e contacto de testemunhas e fotografe o local, bem como os danos visíveis na viatura.

Participe o acidente à seguradora, preenchendo a declaração amigável de acidente automóvel.

A declaração amigável de acidente automóvel pode ser preenchida em papel num documento que o deve acompanhar e que pode solicitar ao seu mediador de seguro.

O acidente tem de ser participado à seguradora no prazo de oito dias a contar da data da ocorrência ou da data em que o segurado teve dela conhecimento. Se por exemplo chega de férias e vê que o carro está danificado, a data inicia nesse momento.

A partir do momento em que recebe a participação, a seguradora dispõe de dois dias úteis para abrir o processo e contactar o segurado ou o lesado, para marcar a peritagem da viatura.

Se do acidente resultarem apenas danos materiais, todas as seguradoras estão sujeitas a prazos rigorosos para gerirem o processo, que são ainda mais curtos se ambos os condutores tiverem assinado uma declaração amigável de acidente automóvel, com uma versão única da ocorrência.

Preencher a declaração amigável não significa que esteja a assumir culpa pelo acidente. É apenas o documento que reúne a informação sobre o acidente e a sua versão de como tudo aconteceu.

O restante, sabe que pode contar connosco para prosseguir com o processo.