Porque é que conduzimos pela direita?

20/05/2020
Conduzir é já um ato automático mas provavelmente já deve ter questionado os motivos sobre porque conduzimos pela direita. Ao contrário de outros países, como o Reino Unido, onde se conduz pela esquerda, Portugal faz parte de uma lista maior de países que conduzem pela via direita da faixa de rodagem do que pelo contrário.
No entanto, nem sempre foi assim. Em tempos, já se conduziu pela esquerda nas estradas nacionais. Esta lógica foi apenas mudada há quase um século por ordens de Napoleão Bonaparte num ato de mudança e posicionamento contra as ordens do reinado de Inglaterra.
Foi na era revolucionária francesa que esta prática/hábito de conduzir pela esquerda foi anulada. Por ordem do imperador Napoleão Bonaparte, os exércitos teriam que começar a circular pelo lado direito das estradas.
Em Portugal, a mudança tomou lugar no dia 1 de Junho de 1928. Neste primeiro dia do mês, as novas regras de circulação foram adotadas para revolucionar os hábitos dos condutores portugueses com a obrigatoriedade de conduzir à direita.
À época, o recurso à publicidade foi um bom aliado. Para consciencializar os portugueses para a alteração entrar em vigor, criaram-se dísticos com as palavras “Pela Direita”. Estes foram sendo espalhados por toda a parte, para contribuírem para a boa ordem da circulação automóvel.
Neste dia de celebração já conhece um pouco mais da história da circulação. Do início até agora, e sempre, conduza com precaução.