Quer poupar dinheiro e não sabe por onde começar? Este é o drama da maioria das famílias portuguesas.
Apesar de todos nós reconhecemos a importância de ter estratégias que nos permitam ter um pé-de-meia, com vista quer à concretização de sonhos quer à segurança financeira, para fazer face a despesas imprevisíveis, poupar pode ser uma tarefa verdadeiramente desafiante. Assim sendo, a Diamantino Seguros preparou algumas dicas práticas que pode implementar, de forma gradual, para ter um maior controlo dos seus gastos e conseguir poupar algum dinheiro.
Utilize aplicações para gerir as suas despesas
Entre despesas fixas, compras e gastos inesperados, é difícil perceber quanto gastou durante o mês. Por isso, sugerimos que instale uma aplicação de poupança que lhe permitirá registar cada montante recebido e despesa efetuada por categoria. Para além disso, poderá definir objetivos mensais de poupança, limitar gastos, analisar padrões de despesa ou identificar oportunidades para poupar dinheiro.
Faça o desafio das 52 semanas
O desafio das 52 semanas irá permitir-lhe poupar, de forma gradual, ao longo de todo o ano. Neste desafio, a ideia é que poupe 1 euro na primeira semana, 2 euros na segunda semana, 3 euros na terceira semana e assim sucessivamente até à última semana. Pode também começar pelo valor maior, começar a poupar 52 euros na primeira semana, 51 na segunda… até chegar à última semana onde poupará apenas 1 euro. Desta forma, pode ter uma motivação extra porque o esforço vai diminuindo. Este desafio irá permitir-lhe poupar 1378 euros num ano.
Repense o seu dia-a-dia
Ajustar alguns comportamentos diários para poupar dinheiro pode rapidamente transformar-se numa grande fonte de poupança. Eis algumas dicas:
Praticamente todas as famílias têm objetos, brinquedos, eletrodomésticos ou roupa que já não usam… Faça um levantamento desses artigos e venda em segunda mão.
Jantar fora todos os dias, fumar, festas constantes… São hábitos que pesam bastante no orçamento mensal e alterá-los é uma boa oportunidade para poupar dinheiro. Não necessita de os eliminar por completo, mas diminuir a frequência vai ajudar muito.
Atualmente, a utilização de dinheiro nas transações não é muito frequente. No entanto, pagar as compras com dinheiro irá traduzir-se num consumo menor porque vê o dinheiro a sair-lhe do bolso… e isso não é agradável.
Cada vez é mais fácil encontrar atividades culturais e de entretenimento grátis. Esteja atento às agendas culturais da sua zona e usufrua de concertos ao ar livre, palestras ou workshops na sua biblioteca municipal e até teatros infantis nos centros comerciais.
Produzir a própria comida é uma forma de poupar, mas também de trazer para o seu prato alimentos frescos e mais saudáveis.
Quanto gasta por dia com o seu lanche? Provavelmente mais de 2 euros, que no final do mês torna-se um valor considerável… Se levar o lanche de casa, irá sentir-se satisfeito da mesma forma e ainda irá poupar dinheiro.