Coronavírus – Conhecer para Prevenir!

27/02/2020

O QUE É O COVID-19?
É a doença causada por um vírus da família dos coronavírus que apresenta, maioritariamente, manifestações semelhantes às da gripe comum:
• febre;
• tosse;
• falta de ar.
Há casos que podem evoluir para doença mais grave, como a pneumonia.

DE QUE FORMA SE TRANSMITE O VÍRUS?
Por via respiratória – isto é, por via aérea, nas gotículas expelidas quando se espirra ou tosse, por exemplo. Suspeita-se que também exista transmissão indireta (através de objetos contaminados por pessoas infetadas – por exemplo, ao espirrar), dado que estudos preliminares sugerem que o vírus sobrevive algumas horas nas superfícies contaminadas.

EXISTE TRATAMENTO?
Ainda não existe uma vacina específica para o COVID- 19, pelo que a prevenção é essencial.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO:

  • Evite o contacto próximo com pessoas com manifestações de infeção respiratória, como tosse, nariz entupido e/ou corrimento nasal e dificuldade respiratória;
  • Evite o contacto com animais selvagens ou de quinta e o consumo de produtos de origem animal, crus, ou mal cozinhados;
  • Lave as mãos frequentemente, com água e sabão ou com um produto com álcool a 70º (líquido, gel ou toalhetes), especialmente após partilha de espaço com pessoas potencialmente doentes (por exemplo, nos transportes públicos ou centros comerciais) e sempre que se assoar, espirrar ou tossir;
  • Adote medidas de etiqueta respiratória – tape o nariz e a boca sempre que espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o braço (nunca com as mãos).
  • Coloque o lenço de papel no lixo e, se possível, lave as mãos ou desinfete-as com uma solução à base de álcool;

SUSPEITO QUE ESTOU INFETADO. E AGORA?
Portugal está preparado para dar resposta em caso de doença – está em curso a implementação de diversas medidas para prevenção e controlo da infeção. Se esteve recentemente em zonas afetadas pelo COVID-19 ou se contactou com alguém infetado, vigie possíveis manifestações respiratórias (febre, tosse ou falta de ar) nos 14 dias após o regresso/contacto. Se tiver sinais ou sintomas, ligue de imediato para o SNS 24 (808 24 24 24)

SABIA QUE?
Já houve mais surtos associados a coronavírus (entre 2002 e 2003, foi identificado o coronavírus SARS-CoV, responsável pela síndrome respiratória aguda grave e, em 2012, o coronavírus MERS-CoV, responsável pela síndrome respiratória do Médio Oriente).