Como tirar gelo do pára-brisas?

02/02/2021

Com as temperaturas baixas é importante saber como tirar gelo do pára-brisas, para garantir uma condução segura e o funcionamento correto do automóvel.

Nos meses em que o frio se impõe, é normal que no decorrer da madrugada, o  gelo se acumule nos vidros do seu carro. Isto acontece porque pára-brisas é um dos elementos mais planos do automóvel e é, por isso, uma das zonas onde a acumulação do gelo se evidencia mais.

Saiba quais os cuidados a ter com este fenómeno e como tirar gelo do pára-brisas, prevenindo possíveis atrasos ou, no pior dos cenários, arrancar diretamente com o seu automóvel nessas circunstâncias, comprometendo a sua segurança e a de todos que circulam na estrada.

Recorra a produtos próprios
Estes foram concebidos para remover o gelo e/ou neve acumulados nos vidros, não comprometendo a pintura dos carros ou a resistência do próprio pára-brisas. Descongelam, portanto, de forma eficaz e rápida.

Raspe o gelo
Para que o incómodo de ter gelo no vidro do carro não o deixe muito atrasado, o conselho é optar por utilizar um raspador de gelo indicado para os vidros do carro.

Recorra ao sistema de aquecimento interior do carro
Ao utilizar o sistema de aquecimento do interior do carro, está, ao mesmo tempo, a desembaciar e a retirar progressivamente o gelo dos vidros do carro.
Para retirar o gelo do pára-brisas, opte por dar prioridade ao acionamento do ar direto sobre o mesmo, selecionando a opção de “desembaciar vidros” do ar-condicionado.
Para o ajudar no processo, quando o calor do interior do carro tiver já derretido a primeira camada interna do gelo, coloque em funcionamento as escovas.

O QUE NÃO DEVE FAZER
Entre tantas dicas para saber como tirar gelo do pára-brisas, é importante alertar para um cuidado que deve ter sempre presente.
Nunca verta água quente sobre o vidro congelado. Como a diferença de temperatura é extrema, o vidro pode estalar ou partir.