
Há algum tempo que o Cartão Europeu de Saúde de Doença tem sido um valioso aliado para os cidadãos da União Europeia (UE) que viajam entre os países membros.
Este cartão é um documento gratuito com validade de 3 anos, após data de emissão, que permite aos detentores ter acesso a cuidados médicos essenciais em situações de deslocação temporária entre países da União Europeia, assegurando que os beneficiários recebem tratamento médico necessário em igualdade de condições com os cidadãos locais do país visitado. Ele cobre uma série de serviços médicos essenciais, como tratamentos médicos por doença ou acidente, cuidados pré-natais, tratamentos crónicos, entre outros, dependendo do sistema de saúde do país de destino. Contudo, este cartão não abrange, por exemplo, situações em que alguém se desloque a um outro país da UE, com a finalidade de receber algum tratamento médico. Ou seja, este cartão tem como finalidade cobrir situações inesperadas e urgentes que ocorram durante uma estadia temporária noutro país.
Quem tem direito ao Cartão Europeu de Seguro de Doença?
O processo de solicitação do cartão é bastante simples e pode ser realizado de duas formas: presencialmente ou online.
É ainda importante lembrar que este cartão, apesar de ser uma garantia adicional de segurança e tranquilidade, não substitui um seguro de viagem abrangente. Enquanto que o Cartão Europeu de Saúde de Doença cobre tratamentos médicos essenciais, o seguro de viagem oferece uma gama mais ampla de proteção, incluindo cancelamento de viagem, perda de bagagem e responsabilidade civil.